Informações do Curso

Cursos Livres

ULTRASSONOGRAFIA DOPPLER VENOSO DOS MEMBROS INFERIORES (MMII)

Data: 15 e 16 de junho 2024

Forma de Oferta: Presencial (hands on)

Carga Horária: 20 horas

Dias/horários de aulas: Sábado e Domingo, das 8h às 18h.

Público-alvo: Médicos

Investimento: Inscrições com desconto até 20 maio: R$4.000,00

Inscrições após esta data: R$4.500,00

SOBRE O CURSO

A Ultrassonografia Venosa de Membros Inferiores (como por exemplo, a avaliação de TVP ou de varizes) é um dos exames mais realizados nas clínicas de imagem e nos hospitais. Por isso, conhecer a técnica é fundamental para quem pretende ou já atua na área de ultrassonografia geral ou vascular. A ultrassonografia com Doppler é o método de escolha “padrão-ouro” para o estudo do sistema venoso dos MMII, tanto para pesquisa de trombose, como avaliação das varizes (mapeamento), principalmente na indicação e programação dos possíveis tratamentos (cirúrgico, laser, radiofrequência ou escleroterapia) e acompanhamento do pós-operatório imediato e tardio. O curso proporciona ao aluno aprendizado teórico e prático para a realização do exame, com profissionais capacitados, hands-on, ensino dedicado, supervisão profissional e aparelhos de última geração, além de avaliação de casos reais e patologias diversas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Conceitos básicos (princípios físicos e hemodinâmicos) para a realização de Ultrassonografia Vascular com Doppler;
  • Anatomia, fisiologia e patologias do Sistema Venoso Profundo e Sistema Venoso Superficial  dos MMII;
  • Trombose Venosa Superficial e Profunda;
  • Varizes: Diagnóstico, mapeamento e avaliação do tratamento (Cirurgia Aberta, Laser, Radiofrequência e Escleroterapia);
  • Alterações pós-operatórias;
  • Noções de tratamento ecoguiado para escleroterapia;
  • Técnicas / protocolos de exames / regulação de parâmetros do aparelho de US;
  • Metodologia para a elaboração de laudos (modelos de laudos, mapas cartográficos/desenhos e exemplos).

Maiores informações solicite o Guia do Curso

Veja outros Cursos